22/03/2022

Cachaça de banana: como agregar aroma, cor e sabor da fruta à bebida.

“A brasileiríssima cachaça é a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros, com mais de 70 milhões de doses diárias. Produzida com cana-de-açúcar da melhor variedade, a bebida pode passar por processo artesanal ou industrial, ou ainda ser aromatizada com ervas ou frutas”, ressalta Gustavo Lorente Bernardes – Sócio Fundador da D’Gusta Cachaçaria . 
O decreto 6871/2009 define cachaça como destilado de cana-de-açúcar, com graduação alcoólica em torno de 38% a 48 %. A bebida não pode se originar da destilação da banana por exemplo e nem pode ter adição de frutas, especiarias e ou lascas de madeiras. Quando apresenta cor, aroma e sabor de banana é porque foi customizada com a adição desta fruta. Nesse caso, o nome deve ser bebida alcoólica mista. Entretanto, popularmente, a bebida é conhecida como cachaça de banana.
Para ganhar atributos de frutas ou ervas, a cachaça deve passar por um período de repouso e armazenagem até obter cor, sabor e aroma desses ingredientes. Ao fim do processo, denominamos de bebida alcoólica mista ou popularmente chamada de “bebida saborizada” 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Cachaça vai a balada com sabores e menos álcool.

O público jovem esta no alvo dos produtores de cachaça, que querem disputar o espaço da vodka e gin nas festas. Para isso, fabricantes apostam nas “cachaças saborizadas”- com sabor de frutas e menor teor alcoólico, o que faz o consumidor beber mais e por mais tempo.

A estratégia é levar a bebida “para a balada”, e não apenas em drinks , como a caipirinha. Mesmo que para isso, a rigor, ela deixe de ser  cachaça. O (MAPA) ministério da agricultura e pecuária define que  cachaça deve ter o teor alcoólico entre 38% a 48%. A fabricante D’Gusta Cachaçaria oferece a  bebida no teor alcoólico de 20%, com o nome de bananinha ou “cachaça de banana”. 

Seus consumidores, segundo Gustavo Bernardes ( D’Gusta Cachaçaria ), têm entre 18 a 35 anos e são mulheres em sua maioria (65%). O apelo do (sabor) doce agrada a mulher. Para atender a expansão da demanda, a companhia aumentou sua capacidade de produção para 3 mil garrafas/hora. Com fabrica localizada em São Pedro, 180km da capital São Paulo.